sábado, 14 de maio de 2011

NOVOS ESTADOS E TERRITÓRIOS

A aprovação por parte da câmera dos deputados de uma realização de plebiscito, para criação de três novas unidades no estado do Pará, reascendeu o debate sobre os diversos projetos de separação e criação de novas unidades na República Federativa do Brasil que estão tramitando no congresso nacional, em Brasília. Os debates com defesas, críticas e argumentações de caráter político-econômicas bem embasadas pelos diversos agrupamentos econômicos e políticos interessados, vem levantando muitos questionamentos.

Dentre os projetos para a criação de novos Estados e Territórios por esse Brasil de brasileiros desinformado - sobre os ônus e os bônus, com relação a essa matéria, ou por falta de interesse ou pelo fato de não terem sido atraído pelos grupos políticos e econômicos - para discussão sobre o tema, podemos enumerar os seguintes projetos por regiões:

• Região Norte: Nos Estados do Amazonas (Territórios Federais do Rio Negro, do Solimões e do Juruá), Amapá (Território Federal do Oiapoque) e Pará (Estados de Tapajós e Carajás)Projeto este, que foi rejeitado em votação pelos eleitores do Pará, em um plebiscito em 2011;
• Região Centro - Oeste: Nos Estados do Mato Grosso (Estados do Mato Grosso do Norte e Araguaia), Mato Grosso do Sul (Território Federal do Pantanal);
• Região Sudeste: Abrangendo terras dos Estados de Goiás e Minas Gerais (Estado do Triângulo);
• Região Nordeste: Nos Estados do Maranhão (Estado do Maranhão do Sul), Bahia (Estado do São Francisco) e no Piauí ( Estado do Gurguéia ).

Com relação ao projeto para a criação do Estado do Gurguéia no Piauí, tramita no Congresso Nacional o projeto de Decreto Legislativo nº 55, de 2007 que institui plebiscito sobre a criação do Estado do Gurguéia. De acordo com o projeto, o futuro Estado do Gurguéia apresentará as seguintes características do ponto de vista territorial:

Com uma área de 153.117 Km², o Estado do Gurguéia representará 60,87% do atual território piauiense. O Gurguéia se Limitará:

• AO NORTE: Pelo Piauí (Municípios de Floriano, Nazaré do Piauí, Colônia do Piauí, Santo Inácio do Piauí, Isaias Coelho, Patos do Piauí, Jacobina do Piauí e Betânia do Piauí).
• AO SUL: O Gurguéia terá como Limites os Estados da Bahia e do Tocantins;
• A LESTE: O limite será o Estado de Pernambuco;
• A OESTE: O limite será o Estado do Maranhão.

Para os defensores da criação do Estado do Gurguéia, a divisão deve seguir exemplos de outros estados que deram certo, e do ponto de vida econômico esta área sul do Piauí que faz parte da região conhecida como Mapitoba, sendo responsável por 15% da produção de grãos de soja do Brasil (última fronteira agrícola) vem despertando mais interesse da classe política em defender os interesses econômicos desta região. O sul, hoje não tão esquecido pelo Estado. Será que é este o caminho certo para a sociedade piauiense? Quem viver verá ou não...