sábado, 2 de maio de 2015

O ACORDO NUCLEAR COM O IRÃ

O presidente do Irã Hassan Rouhani, eleito em 2013, anunciou o acordo nuclear com as potências mundiais que reconheceram “os direitos nucleares do Irã”. Depois de intensos encontros, os países chegaram a um termo final que era esperado a muito tempo. O resultado destas negociações passou ser considerado “um grande sucesso”. As potências mundiais, representadas pelo o P5+1 e o Irã assinam e celebraram este histórico acordo nuclear. 

O Grupo P5 +1 (Rússia, EUA, França, Inglaterra e China - cinco estados-membros do CS da ONU - mais a Alemanha), superando as dificuldades geopolíticas naturais de um acordo desta magnitude -  como as críticas agudas por parte de Israel e outros grupos que trabalharam contra este acordo – acertaram com o Irã.

Com este acordo, o Irã deixou de sofrer sanções econômicas imposta pelo ocidente. Como resultado deste acordo, o Irã suspendeu o enriquecimento de urânio e concordou em permitir de maneira voluntária a visita para uma fiscalização dos inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o plutônio gerado pelo Irã será enviado para fora do país e o comprometimento por um tempo indefinido, a não mais fazer pesquisas sobre o reprocessamento de combustível nuclear – o plutônio.

Este acordo inesperado e surpreendente  começou a ser consolidado devido: 
A eleição do moderado Hassam Houhani em 2013; 
A condução da política externa de Obama (doutrina Obama);
O impacto das sanções econômica imposta ao Irã pelo ocidente, produziram um cenário para este acordo que se tornou uma realidade em 2015. 

Ainda bem meu irmão!