sábado, 14 de maio de 2011

NOVOS ESTADOS E TERRITÓRIOS

A aprovação por parte da câmera dos deputados de uma realização de plebiscito, para criação de três novas unidades no estado do Pará, reascendeu o debate sobre os diversos projetos de separação e criação de novas unidades na República Federativa do Brasil que estão tramitando no congresso nacional, em Brasília. Os debates com defesas, críticas e argumentações de caráter político-econômicas bem embasadas pelos diversos agrupamentos econômicos e políticos interessados, vem levantando muitos questionamentos.

Dentre os projetos para a criação de novos Estados e Territórios por esse Brasil de brasileiros desinformado - sobre os ônus e os bônus, com relação a essa matéria, ou por falta de interesse ou pelo fato de não terem sido atraído pelos grupos políticos e econômicos - para discussão sobre o tema, podemos enumerar os seguintes projetos por regiões:

• Região Norte: Nos Estados do Amazonas (Territórios Federais do Rio Negro, do Solimões e do Juruá), Amapá (Território Federal do Oiapoque) e Pará (Estados de Tapajós e Carajás)Projeto este, que foi rejeitado em votação pelos eleitores do Pará, em um plebiscito em 2011;
• Região Centro - Oeste: Nos Estados do Mato Grosso (Estados do Mato Grosso do Norte e Araguaia), Mato Grosso do Sul (Território Federal do Pantanal);
• Região Sudeste: Abrangendo terras dos Estados de Goiás e Minas Gerais (Estado do Triângulo);
• Região Nordeste: Nos Estados do Maranhão (Estado do Maranhão do Sul), Bahia (Estado do São Francisco) e no Piauí ( Estado do Gurguéia ).

Com relação ao projeto para a criação do Estado do Gurguéia no Piauí, tramita no Congresso Nacional o projeto de Decreto Legislativo nº 55, de 2007 que institui plebiscito sobre a criação do Estado do Gurguéia. De acordo com o projeto, o futuro Estado do Gurguéia apresentará as seguintes características do ponto de vista territorial:

Com uma área de 153.117 Km², o Estado do Gurguéia representará 60,87% do atual território piauiense. O Gurguéia se Limitará:

• AO NORTE: Pelo Piauí (Municípios de Floriano, Nazaré do Piauí, Colônia do Piauí, Santo Inácio do Piauí, Isaias Coelho, Patos do Piauí, Jacobina do Piauí e Betânia do Piauí).
• AO SUL: O Gurguéia terá como Limites os Estados da Bahia e do Tocantins;
• A LESTE: O limite será o Estado de Pernambuco;
• A OESTE: O limite será o Estado do Maranhão.

Para os defensores da criação do Estado do Gurguéia, a divisão deve seguir exemplos de outros estados que deram certo, e do ponto de vida econômico esta área sul do Piauí que faz parte da região conhecida como Mapitoba, sendo responsável por 15% da produção de grãos de soja do Brasil (última fronteira agrícola) vem despertando mais interesse da classe política em defender os interesses econômicos desta região. O sul, hoje não tão esquecido pelo Estado. Será que é este o caminho certo para a sociedade piauiense? Quem viver verá ou não...

11 comentários:

  1. Muito bom este texto explicando exatamente o essencial ,POIS o mesmo me ajuda muito,continui postando,aluno alfa noite

    ResponderExcluir
  2. Realmente o site tá fabuloso.!!
    Vc tá de Parabéns Sucupira.!
    Logo nus veremos na sala de aula.!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. tenho um ligeira impressão de que isso vai ser uma das maiores catastrofes culturais e economicas do nosso estado.Onde fica nossa identidade?Os politicos querem mais vagas , mais empregos pra eles.Dificilmente isso entraria pra população;Precisa demais atenção esse caso, mais planos mais ideias.Pois as poucas que ja vi nesses jornais por ai a fora nao tem muito embasamento teorico para tal.

    piaui te que ser piaui desde de hoje e sempre.

    identidade nacional piauiense acima de tudo...

    por um piaui igualitario e prospero a todos e contra a divisão do nosso estado tão querido.

    dalhe piauiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  4. Eu me encacho entre os brasileiros desinformados, pois nem estava sabendo desse assunto. Muito Obrigado Prof. Sucupira. Se você ficar sabendo mais, lhe peço que coloque no seu Blog. Obrigado novamente, fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  5. eu li o texto e percebi q estava desinformado ,em relação, aos outros estados.Pois, só sabia do piaui tem um projeto de criação do estado do gurgueia.Por isso,Desde já agradeço a vc por esta informação...
    Fique com Deus e mantenha o blog sempre com atualizaçoes,pois tá ajudando Bastante nos conhecimentos da atualidade...

    ResponderExcluir
  6. Texto legal,de linguagem simples e de facil entendimeto...professor,voce ja pensou em ser cronista?
    Em relacao aos estados a serem criados,isso tem mais interesse politico do que economico,mas tenha duvida disso.Quero so ver onde isso vai parar.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns profº
    continue assim! boas informações é sempre bom ;*

    de: olga valéria ;*

    ResponderExcluir
  8. ah & visitando aqui , à pedidos do próprio :D

    de : olga novamente , rs.

    ResponderExcluir
  9. ola, muito bacana seu blog, estou pegando seu texto e repostndo no meu blog www.rabayolinews.blogspot.com se quiser tornese seguidor do meu blog.. o convite é aberto a todos. abraços. MILTON RABAYOLI

    ResponderExcluir
  10. professor....
    concordo em parte com o que os colegas comentaram em relação ao interesse de políticos que estariam por traz dessa divisão do estado.
    porem acho que essa separação traria muitos beneficios aos moradores da regiao sul do estado, pois ate em considerar a localização da atual capital, acho que a regiao sul é prejudicada.
    a criação do novo estado, consequentemente ocasionaria a criação de uma nova capital, onde essa seria mais presente. tambem traria toda uma administração mais eficaz, acompanhada de saude, educação, saneamento.
    creio que serao mais beneficios que maleficios, pois politicos que nao exercem seu papel nao sao coisas muito dificieis de encontrar em nossa sociedade.


    bianca leal
    turma bravo - tarde
    sesc maranhao

    ResponderExcluir
  11. É insustentável continuar com um país que tem dimensão continental tanto em área quanto populacional, no entanto, tão mal dividido geograficamente. Quando Getúlio Vargas criou o IBGE, foi exatamente com esse propósito de poder monitorar essas áreas mais afastadas do país e tão desassistidas pelo poder público! Por causa dessa má divisão geográfica desproporcional que existe as desigualdades sociais regionais, exemplos? Norte mineiro convive com índices de renda per capta abaixo de US$1,00, enquanto o resto do Estado equivale aos demais Estados ricos da federação, assim se sucede com outros Estados por aí. Cidadãos dos grandes centros urbanos reclamam das mazelas dos políticos corruptos, agora imagina essas áreas isoladas e distantes pelo Brasil afora, a situação consegue ser ainda pior, eu diria até que as mazelas nos grandes centros urbanos que contam com o apoio da mídia e os recursos do poder público é "um paraíso", se comparado a essas áreas tão remotas e esquecidas!
    Se o Getúlio Vargas e o Juscelino Kubitschek, não tivessem tomados as providências de modernização da economia, bem como a implantação de Brasília, a capital federal no meio do CERRADO, expandindo o progresso para o interior do país, assim como a criação do REAL (uma moeda forte que tem enfrentado crises desde a sua criação e ainda se mantêm de pé), criada por Fernando Henrique Cardoso, o que seria do Brasil hoje?

    ResponderExcluir