sábado, 24 de setembro de 2011

INSTITUIÇÃO FAMÍLIA

Neste exato momento, estou eu aqui na frente do meu computador, com pensamento voltado para escrever um texto importante para meus alunos e, me deparo com uma situação simples do cotidiano familiar...Minha filha me pedi para não ir a aula de catecismo. Disse ela “eu fico lá e vocês ficam aqui”. Conversei com ela a respeito da importância das aulas de catecismo para a primeira comunhão e que iria deixá-la e sua mãe iria pega-la.(Tenho uma certeza na vida, eu e minha esposa, vivemos e trabalhamos para nossas filhas).Depois desta conversa, resolvi escrever sobre a Família, a célula-mãe do organismo chamada sociedade.

A instituição Família é uma instituição em formação permanente (Acorda junto todo dia, nunca perde essa mania. Desculpe... (Lembrei-me da letra da música dos TITÂS, que até hoje é a minha banda preferida) e, construída no dia-dia na casa, na relação entre país e filhos, irmãs e irmãos, irmãos e primos, primas e irmãs; pronto! pensar que não, já estamos na casa da sogra e sogro, naqueles domingos de muita gente com muita zuada. Mas, principalmente, no ambiente mais "celular”, a família, que deve ser um ambiente propício para a educação, do respeito, da aceitação das diferenças sem preconceito e principalmente do amor para com seu próximo.

A base da sociedade é a família, que enfrenta problemas que vai desde uma brisa leve até furacões do tipo F-5 e muitas vezes complexas que afetam as estruturas. Estas tormentas ou desajustes ocorrem por vários motivos, mas as principais causas são a falta do amor e do respeito dentro da instituição famíliar. Sabem... coisas simples que regam o "solo" familiar como o amor e a hierarquia, que devem ser praticado dentro desta instituição ( papai e mamãe, vocês já deram o beijo do dia em sua filha(o)e perguntaram a eles como foi o dia deles. E,vocês filhos, já pediram aos seus pais a benção do dia). Vivemos num mundo que estas práticas são vistas como “MICO” por parte dos filhos e, por parte dos pais – mais preocupados com as responsabilidades do manter a casa – o esquecimento da íntima relação famíliar, da relação com Deus e de vivenciar a relação pais–filhos e filhos - filhos.

Família estruturada no amor, na pilastra religiosa com Deus, no diálogo constante e na solução conjunta dos problemas são fundamentais para a base moral dos jovens e dos novos “chefes de famílias”.O filho que vê nos pais bons exemplos a serem seguidos produzirá ações de amor, de amizade, de companheirismo e de solidariedade. Somente através da Família é que a sociedade eliminará os vícios das violências sociais e institucionais. Só uma sociedade baseada numa estrutura organizada em princípios morais e de união familiar assegurará uma melhor qualidade de vida e feliz.

4 comentários:

  1. Deus deve está sempre presente em nossas vidas. Não com fanatismo, mas como opção livre. Sou catequista de Eucaristia, um dos meus catequisando fez o mesmo pedido a mãe, dando a mesma justificativa. Ela também falou da importância, mas a criança passou a ir de má vontade. A mãe me procurou para saber como proceder, porque não queria obrigar o filho. Aconselhei-a, a deixá-lo livre para vir ou não. Procuramos como Catequistas fazer amizades com os catequisandos, de forma que nós também façamos parte de suas famílias. Hoje, ele vem mais alegre. E esperamos que a Graça de Deus esteja sempre presente em sua vida. Por muitos anos a Igreja Católica obrigou os fiéis a participarem das formações catequéticas, o que gerou muitos revoltosos: com Deus, com a Instituição Eclesial, com a Catequese e com a Família. Não desejamos mais traumas como estes. Eu amo minha família, minha religião, Meu Deus que é Imensamente Misericordioso e pelos nossos catequisandos peço todos os dias, que estejam sempre na Companhia de Jesus Nosso Deus e Salvador. Professor que Deus esteja sempre em seu Lar.

    ResponderExcluir
  2. Belo texto professor... vez por outra me pego pensando em muito do que nele esta escrito. Vivendo a realidade de hoje (como dizia minha querida avó "mundo virado"), onde o conceito de família parece cada vez mais distante de outros como os de respeito, amor e dedicação, peço a Deus todos os dias que me ilumine com a sabedoria suficiente para saber educar meu filho.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto professor... Eu concordo plenamente com suas palavras, pois alem de generalizar a Instituição familiara ,descreve por completo a base de uma Famila. Na maioria das vezes não tem nem o que comentar sobre os seus textos, apenas aprecia-los com uma bela leitura.

    ResponderExcluir
  4. Muito criativo,sempre tiro um pouco do meu tempo para refletir sobre família,a conversa é muito necessária para se estabelecer uma boa conduta,um bom relacionamento familiar.

    ResponderExcluir