domingo, 16 de outubro de 2011

O PRÊMIO NOBEL DE 2011

Estabelecido em 1901, o Prêmio Nobel tem o objetivo de reconhecer pessoas que tiveram atuações marcantes nas áreas da física, da química, da medicina, da literatura, da paz e, desde 1968, também da economia. O prêmio foi criado pelo cientista sueco Alfred Nobel. A premiação consiste de uma medalha, um diploma e um prêmio em dinheiro de US$ 1,5 milhão.

Três mulheres, a presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf (primeira mulher chefe de estado na África), a ativista Leymah Gbowee (uniu mulheres na greve de sexo), também Liberiana, e a ativista iemenita Tawakkul Karman foram escolhidas pelo comitê para receber o Prêmio Nobel da Paz.

Três cientistas foram os vencedores do Nobel de Medicina. Foram eles: Bruce A. Beutler, Jules A. Hoffmann por suas descobertas sobre a ativação da imunidade inata e por Ralph M. Steinman pela identificação de células dendríticas e seu papel na imunidade adaptativa.

O Nobel de Física foi atribuído a três cientistas que descobriram que a expansão do universo está acontecendo de maneira acelerada. Os vencedores são os físicos Saul Perlmutter, Brian Schmidt e Adam Riess.

A Academia Sueca de Ciências dedicou o Prêmio Nobel de Química ao cientista israelense Daniel Shechtman. O pesquisador do Instituto de Tecnologia de Israel foi o responsável pela descoberta dos quasicristais, estruturas da matéria antes consideradas impossíveis.

O Nobel de Economia foi entregue a Thomas J. Sargent, da Universidade de Nova York, e Christopher A. Sims, da Universidade de Princeton, por sua “pesquisa empírica sobre causa e efeito na macroeconomia”. Os estudos dos economistas contribuem para encontrar respostas a diversas questões contemporâneas num momento em que o mundo vive uma nova crise e os líderes vêem se às voltas com a necessidade de influir na atividade econômica

O sueco Tomas Tranströmer é o novo prémio Nobel da Literatura. A Academia Sueca decidiu galardoar o poeta escandinavo de 80 anos.O porta-voz do Nobel afirmou que o escritor foi galardoado “por causa das imagens condensadas e translúcidas” contidas na obra do escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário