sábado, 4 de julho de 2015

O MUNDO DA VOLTAS

O planeta da muitas voltas. O mundo gira. São 24 horas de novos acontecimentos. 
O tempo não para. Que maravilha! Agora e sempre muitos acontecimentos, dependendo do ponto de vista político e econômico, será e serão utilizados em proveito próprio de forma negativa ou positiva. A reaproximação dos EUA e CUBA é um exemplo típico, que irei abordar aqui. Os EUA e CUBA estão  tornando publicas suas intenções de reaproximação diplomática com uma abertura de relações políticas entre os dois países, que está surpreendendo o mundo e, principalmente, os liberais norte-americanos, os pseudos liberais e os sociais democratas brasileiros. 

Nossa! Que rapidez e que grande acontecimento geopolítico para mundo e a América Latina (por isso mesmo vem sendo amplamente noticiado na imprensa internacional). Lógico que as relações de reaproximação surpreendentemente rápida é mais um capitulo nesta histórica relação entre Cuba e EUA - que foram tensas desde os anos 1960 - e, diga-se de passagem, marcada por várias contradições tanto de um lado quanto de outro. ações não faltaram, como por exemplo: As investidas revolucionárias, na década de 1950, que derrubaram o presidente Fulgêncio Baptista, alianhado com a América; A frustada tentativa dos EUA pela Baia de procos para derrubar o governo de Fidel Castro em 1962: O alinhamento de Cuba com o bloco soviético no contexto da Guerra Fria; A Lei Torricelli de 1992 e a Lei Helms-Burton de 1996. ( Essas leis restringiam os os investimentos de empresas americanas em CUBA) … Além de outros fatos não menos importantes. O mundo gira-girou e continuará gira-girando. E como o mundo gira amigos! E nesses giros, os acontecimentos acontecerão. 

Neste contexto, o século XXI apresenta uma nova dinâmica e as ações geopolíticas passam a  serem outras. A flexibilização tipica da nova ordem, impõem uma nova relação entre os velhos “inimigos" da Guerra Fria. A maior flexibilização com relação às parcerias econômicas entre Cuba com outros países, incluindo o Brasil, que financiou a construção do Porto de Mariel em Cuba – muito criticado pelos pseudos liberais, sociais democratas brasileiros e uma elite midiática da direita podre – levaram os EUA, do democrata Barack Obama, para não perder mais espaços de influência na América Latina, buscar uma reaproximação com a CUBA de Raul Castro. 

Pergunto! Onde estão os críticos liberais? onde estão os sociais democratas brasileiros? Onde está a mídia da direita pobre que não estão “berrando” agora? Onde estão os críticos desta reaproximação norte-americana? Eita Brasil Porreta! 
Eita governo brasileiro arretado! Mas uma vez se antecipa ao que está sendo produzido agora pelo governo Estadunidenses. Saímos na frente para usufruirmos de uma importante rota de comercio com o fim do bloqueio econômico que está com os dias contado…
. Valeu BRASIL!

2 comentários:

  1. Parabenizo pelas importantes colocações sobre este assunto. Sou professor de Geografia em Araguaína-TO, e partilho do mesmo raciocínio. Pena que alguns políticos brasileiros estão apenas preocupados em se eleger.

    ResponderExcluir