domingo, 25 de março de 2012

O ATLÂNTICO SUL OU A BACIA DO ATLÂNTICO

O mundo,depois do Brasil, está descobrindo que o oceano Atlântico vai além do hemisfério norte na geopolítica contemporânea. A porção sul do atlântico está produzindo uma integração física-econômica que possibilita estas águas, sair de um certo isolamento econômico. O fato é que a economia dos países do hemisfério das águas - em função de um maior dinamismo -, "despertou" o centro econômico global. A visita do presidente Barack Obama ao Brasil é um reflexo desta nova dinâmica.

O processo de integração com a África, ganhou intensidade maior com o governo do ex-presidente Lula que, em quase oito anos, visitou 27 países do continente, em 11 ocasiões diferentes. E, neste ano, a presidente Dilma Rousseff, visitou a África do Sul, Moçambique e Angola, quando da viagem para participar da 5ª Cúpula do Fórum de Diálogo do IBAS (Índia, Brasil e África do Sul). A IBAS, é o resultado da capacidade de articulação política e econômica, que faz do Brasil ser o ponto de partida da América do Sul para a África do Sul e de um caminho em linha reta, com o continente africano.

A Criação do Mercosul, com crescimento no mercado interno, fortaleceu o bloco para uma maior participação no mercado global; A criação da Unasul; A descoberta do petróleo na camada Pré-sal; A ampliação do leque comercial brasileiro com diversos mercados. Na ásia, destaque para china e Índia; Na África, principalmente com a África do sul. São fatores que faz do Brasil o "ator principal" de um novo enredo que poderia ser chamado a bacia do atlântico

2 comentários:

  1. Ae tio...obg pelas informações!
    visite la meu blog...azizmoises.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. tipo professor com isso sei la poderia se dizer q formação de um novo bloco economico?! ou presagio?!

    ResponderExcluir